[Isis-users] Importação de registros para o ABCD

Edwin Hübner edwin.hubner at gmail.com
Fri Jul 11 15:36:57 CEST 2014

Caro Vitor,
O método para importação de registros MARC no ABCD á através do protocolo
Z.3950, porém a Biblioteca Nacional do Brasil, até onde eu sei, ainda não
tem servidor Z.3950. Se você conseguir os registros em arquivo
MARC-ISO2709, você pode utilizar o utilitário mx que acompanha o ABCD,
conforme segue:

"Os registros MARC contêm dados no Leader que não são convertidos

automaticamente para CDS/ISIS. Se estes dados forem necessários deverão ser

convertidos para campos convencionais, indicando um valor no parâmetro

isotag1=<n> como base a partir da qual serão carregados os bytes do Leader.
Por

exemplo, se for indicado isotag1=3000, o byte de posição 5 do Leader será

carregado no campo 3005.

mx iso=marc=input.iso isotag1=3000 create=newcds now -all"

onde "newcds" deve ser substituído pelo nome de sua base de dados. O
parâmetro "create" cria a base de dados, apagando os registros anteriores,
se tiver. Se for acrescentar/incluir registros, substituir create por
append.

Maiores informações veja no manual CISIS-Manual de Formatação

http://bvsmodelo.bvsalud.org/download/cisis/CISIS-LinguagemFormato4-pt.pdf

Att,

Edwin

--