[Isis-users] Pedido de ajuda urgente: qual o melhor sistema operativo para o ABCD: Windows ou linux?

Anselmo Domingos Matavele anselmomatavele at gmail.com
Tue Oct 28 23:24:43 CET 2014

Saudações Doutora Denise,

O Sistema ABCD funciona muito bem tanto em Windows como em Linux,
porem a grande vantagem do Linux é ser um sistema operativo
Open Source, isto é, no caso do Ubunto ou Debian por exemplo, não tem
custos de aquisição de licença, não necessita de um
Anti- Virus,sendo assim também poupa mais um pouco na licença anual
para manter o Anti- Virus, não bastando todos estes argumentos,
o Linux é um sistema mais estável em relação ao Windows por diversas razões.

Quanto as dificuldades para instalar em Linux, requer sim um pouco
mais de conhecimento, nesse aspeto podemos afirmar que usando
Windows é mais fácil instalar, pois é só descompactar a pasta do ABCD
no disco C:\ e correr o Apache.

Eu pessoalmente uso o Linux e estou satisfeito, estou a testar a
criação de um liveCD Linux já com a instalação do ABCD,

assim que terminar, posso disponibilizar uma cópia.

Atenciosamente

Olá pessoal,

meu nome é Denise Catarina. Sou bibliotecária de nacionalidade
brasileria e moçambicana. Vivo em Moçambique e já estamos a tentar
implementar o ABCD em nossa instituição faz tempo. Somos uma
instituição de ensino e pesquisa e tristemente, no processo de
transição de Winisis para ABCD já estamos com a base de dados fora do
ar há praticamente cinco anos. Tem sido uma grande luta com sucessos e
fracassos. Em 2012 conseguimos enviar dois de nossos colegas para uma
capacitação no Brasil. Todas as bases foram migradas para o Winisis e
fomos então esclarecidos de que seria mais aconselhável instalar o
ABCD no Linux porque no Windows costuma apresentar vários erros. Ao
solicitar a aquisição do Linux/Ubuntu, fomos no entanto questionados
pela empresa contactada para nos fazer este fornecimento do Linux que
afirmou categoricamente que o ABCD funciona melhor no Windows. Tais
argumentos colocam em causa a nossa credibilidade junto a nossa
 instituição dando a entender que não sabemos do que precisamos
efectivamente. Face ao exposto, venho solicitar vosso precioso apoio
colegas utilizadores do ABCD no mundo inteiro porque no momento
estamos em processo de admissão de um técnico de informática já que
aquele que levamos para capacitar no Brasil desligou-se da instituição
e foi prestar serviços em empresa privada.

Aguardo ansiosamente pelo vosso apoio. Abaixo a mensagem que recebemos
da empresa contactada para nos fornecer o Ubuntu:

"Bom dia Denise

Desculpe a demora na resposta. Estive de viagem, mas já estou de volta.

O nosso depatamento técnico efectuou a implementação do sistema ABCD
internamente e verificou que o sistema funciona melhor com o Windows
Server pois se verificou que tem alguns componentes que foram
desenhados para Windows.

Quanto ao sistema Ubunto se precisar podemos dar uma copia sem nenhum
custo adicional, mas nós testamos a implementação no sistema Ubunto
mas não deu certo.

Podemos cotar o Windows Server?

Se tiver qualquer pergunta, duvida ou comentário, não hesite em
contactar-me a qualquer momento.

Bom trabalho e  Continuação de um Óptimo dia

Obrigado
Cumprimentos
William "